Como ter sucesso no Marketing Multinível

Quando se fala em Marketing de Rede, Marketing Multinível ou Vendas Diretas o que vem a sua mente?
Várias donas de casa sentadas numa sala falando sobre maquiagem, tomando um chá e negociando Tupperware? Ou quem sabe aquele amigo, vizinho ou conhecido que insistente em tentar convencer você que é fácil se tornar um milionário, basta você entrar no negócio, convidar seus amigos e parentes para comprar e vender produtos com ele?
Ao longo dos anos, através de erros e acertos, estas foram às visões que o Marketing de Rede, Venda Direta ou Marketing Multinivel, não importa como você queira chamar, criaram no imaginário das pessoas.
Esta visão está longe de retratar o que realmente é este mercado, um mercado de 40,4 bilhões de reais em 2016 segundo a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas). O Marketing de Rede não é um passatempo ou um esquema goela abaixo, mas uma oportunidade para você ganhar dinheiro executando seu próprio negócio de tempo parcial ou tempo integral.

1 - Mas o que é preciso para ter sucesso nesta indústria? 
Segundo Vincent J. Kellsey, diretor de serviços da Direct Selling Women´s Alliance, existem seis elementos-chave que você deve procurar antes de iniciar este negócio:
1- Estabilidade: Quanto tempo de mercado tem a empresa ou oportunidade que apresentaram para você?
2- Os produtos ou serviços são necessários aos consumidores?
Atendem as expectativas do mercado atual?
3- Como é o plano de compensação?
Como os bônus são distribuídos e de que forma é feito o pagamento? Entender a maneira que a empresa lida com a questão financeira é crucial, pois, representa exatamente como você vai ser ou não ser pago. Aqui cabem 02 perguntas importantes: Qual é a minha comissão real na venda de cada produto? E quão justo é a distribuição de bônus?
4- Quem são as pessoas responsáveis pela gestão desta empresa?
Qual é a experiência delas, qual sua formação. Eles foram bem sucedidos em outras empresas da indústria? Eles têm uma boa reputação?
5- Qual é o momento que vive esta empresa? 
O que está acontecendo com a empresa? Ela está crescendo? Quais são os planos de futuro?
6- Como é a estrutura desta empresa, o suporte, formação e sistemas de negócios?
Imagine que você escolheu uma empresa com uma excelente gestão, produtos maravilhosos, com um plano agressivo de bônus e comissão, mas, não há treinamento, não há disponibilidade de produtos, não há planos de expansão, há tarifas escondidas dentro do sistema de pedidos. Certamente isto irá lhe trazer uma grande dor de cabeça.

2- Para ter uma carreira de sucesso é necessário de desenvolver
Uma coisa é importante dizer: neste mercado, para ter sucesso é preciso estar disposto a ouvir e aprender com quem faz o negócio. É preciso olhar, ouvir e caminhar com os “veteranos”, aprender com seus acertos e seus erros, é preciso estar ligado ao sistema, pois, isso irá ajudá-lo(a) a ter sucesso, pois, quem já chegou ao topo é a melhor pessoa para lhe indicar o caminho.
Um mentor bem sucedido e disposto a duplicar conhecimento é a chave mestra para que você possa crescer e ter sucesso.
No mercado tradicional, se faz faculdade, curso técnico, provas do ENEM ou se aprende na prática. No Marketing de Rede não é diferente, muitas empresas deste segmento possuem suas próprias “escolas” de treinamento, estas são organizadas através de palestras e reuniões semanais, treinamentos on line, indicação de livros e claro e não menos importante a prática e o acompanhamento pessoal. O seu mentor ou upline, como normalmente é denominado, é a pessoa que vai te ajudar a crescer, mas você tem que estar disposto(a) a ouvir,  ser ensinado e seguir o sistema.

Para escolher uma empresa, optar por um plano de negócios ou decidir que “time” entrar, algumas perguntas você precisa responder:
1 - Quão solidárias são as pessoas que já estão neste negocio, neste time? 
2 - Quem são elas?
3 - Quais são suas histórias?
4 - Aonde chegaram e como chegaram?
5 - Elas estão dispostas a me ajudar?
6 - Elas ligam para mim, se preocupam com o meu desenvolvimento? 
7 - Elas me ajudaram a colocar em prática o plano de negócios? 
8 - Elas estão comprometidas com o meu sucesso, da mesma maneira que são com o delas?
9 – É possível ter um relacionamento com elas. Elas vão me atender no momento que eu disser "preciso de alguma ajuda"? 

Há vários órfãos na indústria do Marketing de Rede, são pessoas que foram trazidas, cadastradas no negócio, mas, a pessoa que trouxe é tão ocupada trazendo outras pessoas, que não tem tempo para ensinar, treinar seus downline (pessoas cadastradas abaixo de você no sistema). Por isso escolher bem o time do qual você vai fazer parte é tão importante quanto escolher o produto que você vai divulgar.

Pense bem antes de sair apresentando o plano e cadastrando pessoas
Ao cadastrar uma pessoa, você deve estar preparado(a) para gastar pelo menos 30 dias ajudando ela a entrar na indústria, deve treiná-la, apoiá-la, segurar suas mão até que ela se sinta confiante para poder sair por conta própria. Por isso pergunte a si mesmo: você está disposto a fazer isso? Você é capaz de fazer isso? 
Lembre-se nós não lidamos com números, lidamos com sonhos.
Para ter sucesso no Marketing Multinivel é preciso pensar na construção de relacionamentos de longo prazo. Não se trata apenas de trazer as pessoas para o negócio e seguir em frente. Trata-se de trabalhar com essas pessoas e ajudá-las a desenvolver relacionamentos.

3 - Use a internet a teu favor
Cada vez mais as pessoas estão conectadas, no Brasil são mais de 102 milhões de pessoas utilizando o facebook por exemplo. Você pode usar a internet como ferramanta de marketing e treinamento, crie um site, um blog, uma página no facebook, publique conteúdos relevantes ao teu negócio, indique livros, palestras on line, tutoriais de produtos. Estes conteúdos serão uteis tanto para as pessoas da sua rede, como para novos que poderão se interessar pelo seu negócio. O maior erro de muitos profissionais de marketing direto no passado, foi querer empurrar goela abaixo suas oportunidades e sonhos. Hoje precisamos estar comprometidos com a experiência de cada pessoa, precisamos ajuda-las a conhecer o produto, a experimentar o produto, ter uma experiência positiva com o produto, para então introduzi-la no negócio. As pessoas seguem aqueles que têm algo relevante a dizer e permanecem com aqueles em quem confiam.
Mas, pelo amor de Deus, não faça spam.  Não utilize a internet como uma ferramenta de distribuição de propostas, não envie e-mails e mais e-mails com conteúdo “conheça minha proposta”, isso pode gerar uma reputação muito ruim não só para você, mas também para a empresa na qual você está desenvolvendo o negócio. Seja relevante.

4 - Cuide do negócio
Algumas pessoas encaram o Multinivel como um extra, e realmente pode ser, você pode entrar num negócio de venda direta e realiza-lo em horário parcial. Mas, a maneira que você cuida e o tempo que você dedica, vão determinar seu sucesso. Recentemente eu ouvi uma pessoa dizer “meu negócio cresceu, comecei a ganhar dinheiro e consequentemente me qualifiquei duplo diamante a partir do momento em que o Marketing Multinivel passou a ser minha única opção”.
Você quer crescer?
Cuide do seu negócio, para isso alguns passos são importantes:
· É importante criar uma equipe de suporte ao seu redor. 
· É preciso saber administrar os recursos financeiros e também pessoas.
· É preciso ter metas diárias e futuras.
· É preciso ter um planejamento de horários no qual você vai se dedicar ao negócio, se ele for de tempo parcial.
· É preciso se desenvolver: faça cursos, participe de treinamentos.

5 – Deixando o tradicional para se dedicar em tempo integral
Se você está pensando em dedicar tempo integral ao negócio, analise se o momento em que você está vivendo no negócio é sólido?
Se a equipe que você construiu está se desenvolvendo?
Ter um reconhecimento/graduação por ter não vale a pena. Você precisa ter algo sólido, para não se meter em apuros ali na frente.
Antes de deixar seu emprego em tempo integral responda estas perguntas:
Tenho garantias de que meu bônus será pago em dia?
Tenho garantias de que este negócio é sólido, esta é uma empresa estável?
A renda que estou ganhando é igual ou maior do que a renda que ganhava no mercado tradicional?
Para saber se vale a pena, se o ganho mensal está valendo a pena, faça o divisor de 3: some seu ganho (comissão + bônus) de um período de 3 meses e depois divida, também por 3, assim você terá uma média de quanto está ganhando mensalmente, pois, um mês pelo outro pode variar, mas, a média é sua “garantia”.

Marketing de Rede é uma oportunidade pra pessoas empreendedoras, que tenham sonhos e determinação. Um projeto de vida para pessoas que desejam alcançar sucesso.


Obrigado pela cia até aqui...
Até a próxima,







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Isaque Roberto e Silmara silva
Diamante em Construção
Hinode Londrina
Conteúdo adaptado do artigo 7 Tips for Network Marketing Success de DEVLIN SMITH