Como ter sucesso no Marketing Multinível
Quando se fala em Marketing de Rede, Marketing Multinível
ou Vendas Diretas o que vem a sua mente?
Várias donas de casa sentadas numa sala falando
sobre maquiagem, tomando um chá e negociando Tupperware? Ou quem sabe aquele amigo,
vizinho ou conhecido que insistente em tentar convencer você que é fácil se
tornar um milionário, basta você entrar no negócio, convidar seus amigos e parentes
para comprar e vender produtos com ele?
Ao longo dos anos, através de erros e acertos,
estas foram às visões que o Marketing de Rede, Venda Direta ou Marketing Multinivel,
não importa como você queira chamar, criaram no imaginário das pessoas.
Esta visão está longe de retratar o que realmente é
este mercado, um mercado de 40,4 bilhões de reais em 2016 segundo a ABEVD (Associação
Brasileira de Empresas de Vendas Diretas). O Marketing de
Rede não é um passatempo ou um esquema goela abaixo, mas uma oportunidade para
você ganhar dinheiro executando seu próprio negócio de tempo parcial ou tempo
integral.
1 - Mas o que é preciso para ter sucesso nesta
indústria?
Segundo Vincent J. Kellsey, diretor de serviços da
Direct Selling Women´s Alliance, existem seis elementos-chave que você deve
procurar antes de iniciar este negócio:
1- Estabilidade: Quanto tempo de mercado
tem a empresa ou oportunidade que apresentaram para você?
2- Os produtos ou serviços são necessários
aos consumidores?
Atendem as expectativas do
mercado atual?
3- Como é o plano de compensação?
Como os bônus são distribuídos
e de que forma é feito o pagamento? Entender a maneira que a empresa lida
com a questão financeira é crucial, pois, representa exatamente como você vai
ser ou não ser pago. Aqui cabem 02 perguntas importantes: Qual é a minha
comissão real na venda de cada produto? E quão justo é a distribuição de bônus?
4- Quem são as pessoas responsáveis pela gestão
desta empresa?
Qual é a experiência delas,
qual sua formação. Eles foram bem sucedidos em outras empresas da indústria? Eles
têm uma boa reputação?
5- Qual é o momento que vive esta empresa?
O que está acontecendo
com a empresa? Ela está crescendo? Quais são os planos de futuro?
6- Como é a estrutura desta empresa, o suporte,
formação e sistemas de negócios?
Imagine que você escolheu
uma empresa com uma excelente gestão, produtos maravilhosos, com um plano
agressivo de bônus e comissão, mas, não há treinamento, não há disponibilidade
de produtos, não há planos de expansão, há tarifas escondidas dentro do sistema
de pedidos. Certamente isto irá lhe trazer uma grande dor de cabeça.
2- Para ter uma carreira de sucesso é necessário de
desenvolver
Uma coisa é importante dizer: neste mercado, para ter
sucesso é preciso estar disposto a ouvir e aprender com quem faz o negócio. É
preciso olhar, ouvir e caminhar com os “veteranos”, aprender com seus acertos e
seus erros, é preciso estar ligado ao sistema, pois, isso irá ajudá-lo(a) a ter
sucesso, pois, quem já chegou ao topo é a melhor pessoa para lhe indicar o
caminho.
Um mentor bem sucedido e disposto a duplicar
conhecimento é a chave mestra para que você possa crescer e ter sucesso.
No mercado tradicional, se faz faculdade, curso
técnico, provas do ENEM ou se aprende na prática. No Marketing de Rede não é
diferente, muitas empresas deste segmento possuem suas próprias “escolas” de
treinamento, estas são organizadas através de palestras e reuniões semanais,
treinamentos on line, indicação de livros e claro e não menos importante a
prática e o acompanhamento pessoal. O seu mentor ou upline, como normalmente é
denominado, é a pessoa que vai te ajudar a crescer, mas você tem que estar
disposto(a) a ouvir, ser ensinado e
seguir o sistema.
Para escolher uma empresa, optar por um plano de
negócios ou decidir que “time” entrar, algumas perguntas você precisa
responder:
1 - Quão solidárias são as pessoas que já estão
neste negocio, neste time?
2 - Quem são elas?
3 - Quais são suas histórias?
4 - Aonde chegaram e como chegaram?
5 - Elas estão dispostas a me ajudar?
6 - Elas ligam para mim, se preocupam com o meu
desenvolvimento?
7 - Elas me ajudaram a colocar em prática o plano
de negócios?
8 - Elas estão comprometidas com o meu sucesso, da
mesma maneira que são com o delas?
9 – É possível ter um relacionamento com elas.
Elas vão me atender no momento que eu disser "preciso de alguma ajuda"?
Há vários órfãos na indústria do Marketing de Rede,
são pessoas que foram trazidas, cadastradas no negócio, mas, a pessoa que
trouxe é tão ocupada trazendo outras pessoas, que não tem tempo para ensinar, treinar
seus downline (pessoas cadastradas
abaixo de você no sistema). Por isso escolher bem o time do qual você vai
fazer parte é tão importante quanto escolher o produto que você vai divulgar.
Pense bem antes de sair apresentando o plano e
cadastrando pessoas
Ao cadastrar uma pessoa, você deve estar preparado(a)
para gastar pelo menos 30 dias ajudando ela a entrar na indústria, deve
treiná-la, apoiá-la, segurar suas mão até que ela se sinta confiante para poder
sair por conta própria. Por isso pergunte a si mesmo: você está disposto a
fazer isso? Você é capaz de fazer isso?
Lembre-se nós não lidamos com números, lidamos com
sonhos.
Para ter sucesso no Marketing Multinivel é preciso
pensar na construção de relacionamentos de longo prazo. Não se trata
apenas de trazer as pessoas para o negócio e seguir em frente. Trata-se de
trabalhar com essas pessoas e ajudá-las a desenvolver relacionamentos.
3 - Use a internet a teu favor
Cada vez mais as pessoas estão conectadas, no
Brasil são mais de 102 milhões de pessoas utilizando o facebook por exemplo. Você
pode usar a internet como ferramanta de marketing e treinamento, crie um site,
um blog, uma página no facebook, publique conteúdos relevantes ao teu negócio,
indique livros, palestras on line, tutoriais de produtos. Estes conteúdos serão
uteis tanto para as pessoas da sua rede, como para novos que poderão se
interessar pelo seu negócio. O maior erro de muitos profissionais de marketing
direto no passado, foi querer empurrar goela abaixo suas oportunidades e
sonhos. Hoje precisamos estar comprometidos com a experiência de cada pessoa,
precisamos ajuda-las a conhecer o produto, a experimentar o produto, ter uma experiência
positiva com o produto, para então introduzi-la no negócio. As pessoas seguem aqueles
que têm algo relevante a dizer e permanecem com aqueles em quem confiam.
Mas, pelo amor de Deus, não faça spam. Não utilize
a internet como uma ferramenta de distribuição de propostas, não envie e-mails
e mais e-mails com conteúdo “conheça minha proposta”, isso pode gerar uma
reputação muito ruim não só para você, mas também para a empresa na qual você
está desenvolvendo o negócio. Seja relevante.
4 - Cuide do negócio
Algumas pessoas encaram o Multinivel como um extra,
e realmente pode ser, você pode entrar num negócio de venda direta e realiza-lo
em horário parcial. Mas, a maneira que você cuida e o tempo que você dedica,
vão determinar seu sucesso. Recentemente eu ouvi uma pessoa dizer “meu negócio
cresceu, comecei a ganhar dinheiro e consequentemente me qualifiquei duplo diamante
a partir do momento em que o Marketing Multinivel passou a ser minha única opção”.
Você quer crescer?
Cuide do seu negócio, para isso alguns passos são
importantes:
· É importante criar uma equipe de suporte ao
seu redor.
· É preciso saber administrar os recursos
financeiros e também pessoas.
· É preciso ter metas diárias e futuras.
· É preciso ter um planejamento de horários no
qual você vai se dedicar ao negócio, se ele for de tempo parcial.
· É preciso se desenvolver: faça cursos,
participe de treinamentos.
5 – Deixando o tradicional para se dedicar em tempo
integral
Se você está pensando em dedicar tempo integral ao
negócio, analise se o momento em que você está vivendo no negócio é sólido?
Se a equipe que você construiu está se
desenvolvendo?
Ter um reconhecimento/graduação por ter não vale a
pena. Você precisa ter algo sólido, para não se meter em apuros ali na frente.
Antes de deixar seu emprego em tempo integral responda
estas perguntas:
Tenho garantias de que meu bônus será pago em dia?
Tenho garantias de que este negócio é sólido, esta
é uma empresa estável?
A renda que estou ganhando é igual ou maior do que
a renda que ganhava no mercado tradicional?
Para saber se vale a pena, se o ganho mensal está
valendo a pena, faça o divisor de 3: some seu ganho (comissão + bônus) de um período
de 3 meses e depois divida, também por 3, assim você terá uma média de quanto
está ganhando mensalmente, pois, um mês pelo outro pode variar, mas, a média é
sua “garantia”.
Marketing de Rede é uma oportunidade pra pessoas
empreendedoras, que tenham sonhos e determinação. Um projeto de vida para
pessoas que desejam alcançar sucesso.
Obrigado pela cia até aqui...
Até a próxima,
Isaque Roberto e Silmara silva
Diamante em Construção
Hinode Londrina
Conteúdo adaptado do artigo 7 Tips for Network Marketing Success
de DEVLIN SMITH